Especialistas em Aloe Vera com mais de 30 anos de experiência, estamos qualificados para fornecer esclarecimentos.

Perguntas e Respostas sobre Aloe Vera

01 "Aloes Vera" ou "Aloe Vera"?

"Aloe Vera" é a resposta correcta. É o nome dado à espécie Barbadensis Miller. A "Aloes Vera" induz a pessoa em erro, dando a entender que todas as aloes são Aloe Vera o que não corresponde à realidade. Por outro lado, essa expressão é botânicamente negada.

02 Quantos complexos de sucos distintos existem na folha da Aloe Vera?

A Seiva é o óleo resinal de cor amarela ou látex. É muitíssimo amargo e constituí­do principalmente por 12 antraquinonas e compostos moleculares tóxicos com efeitos catárticos negativos. É também chamado de Aloína. A F.D.A. afirma que as fontes médicas, incluindo a Associação Médica Americana e a Associação Farmacêutica Americana, recomendam que não se utilize a Aloe Vera como laxante, pois pode provocar cólicas e cãimbras intestinais para além de outros efeitos nefastos.

O Parênquima é tecido fundamental da planta composto por mais de 205 agentes activos. Esta polpa é translúcida e não tóxica. Porém, deve ser descontaminada, purificada e estabilizada. O extracto desta polpa quando fresco é considerado um tónico com um combinado de agentes activos extraordinariamente benéficos para a saúde e especialmente para medida de prevenção a doenças e no retardamento do envelhecimento das células. Também tem um poder cicatrizante excepcional visto não deixar marcas na pela como cicatrizes. Este gel (polpa ou parênquima) é um autêntico armazém de nutrientes.

03 São as aloes das Liliáceas onde se enquadra a Aloe Vera, das mesmas espécies da aloes mencionadas na Bíblia?

Não. A Aloe Vera e as outras da sua espécie são inteiramente diferentes das Aloes mencionadas por cinco vezes na Bíblia. Parte da confusão está no próprio termo "aloes", que naqueles tempos antigos se designava a quaiquer sucos de plantas e resinas que tinham uma cor escura e de sabor amargo. Provavelmente, a melhor aproximação científica do aloes da Bíblia é o facto de ela não ter um parênquima aquífero, não ser uma planta herbácea, mas sim uma árvore contendo uma resina ou seiva de boa fragrância usada como perfume, incenso e para o embalsamamento. No oriente esta pequena árvore é chamada de aloewood. É usada hoje em dia como uma fragrância em cerimónias religiosas.

Assim, o "aloes" da Bíblia é um nome aplicado a uma variedade de árvore que contém uma substância fragrante, ou aromática, usada como perfume no período bíblico (Sal 45:8; Pr 7:17: Cân 4:14). A maioria dos comentadores acha que a árvore aloés mencionada na Bíblia seja a Aquilaria agallocha, às vezes chamada de agáloco ou calambuco e agora encontrada mormente na Índia e em regiões vizinhas. A árvore é grande e bem copada, às vezes atingindo uma altura de 30m. O cerne do tronco e dos ramos está impregnado de resina e de óleo odorífero, do qual provém o perfume muito apreciado. Visto que parece atingir o seu estado mais aromático quando em decomposição, a madeira é às vezes enterrada para apressar a sua decomposição. Reduzida a pó fino, é então comercializada como "aloés".

04 É o extracto puro de Aloe Vera um xarope?

Não. A polpa de Aloe Vera é composta por um parênquima aquí­fero que é o tecido fundamental de toda a planta. 99,5% é água e o resto são sólidos como as vitaminas, minerais, aminoácidos, etc.

Os xaropes são líquidos viscosos formados por diversos açucares dissolvidos em água. É evidente que, se pode processar um xarope derivado da folha de Aloe Vera. Porém, não pode ser confundido com aquilo que é o seu extracto natural de gel ou parênquima frescos.

05 Devo tomar alguma mesinha feita em casa ou por outro?

Não deve tomar visto constituir um perigo grave para a sua saúde, devido a toxinas e bactérias prejudiciais que se instalam no organismo e que podem provocar o descontrolo do aparelho digestivo bem como alterar o sistema enzimático a nível das células. Para mais informação veja o documento esclarecimento sobre aloe vera, com particular destaque para secção "É preciso separar o trigo do joio".

Faça a sua pergunta

"Esteja à vontade para nos contactar. Estamos cá para o servir e esclarecer. A Portaloe assegura a todos os seus clientes os melhores resultados a que se destinam os seus produtos. "